Ideias boas

para usar todos os dias

Quinta-feira, 02 de Dezembro de 2010

Nova Vida vs velha vida

Hoje dois comunicados foram feitos.

 

 

Num deles eu vi as pessoas especadas em frente á tv, aguardando em suspense a declaração que de entre momentos ia ser feita em directo. O bar da minha universidade estava apinhado de gente para ouvir a fantástica notícia.

 

Tratava-se de saber se Portugal iria, ou não, realizar, em conjunto com a Espanha, o campeonato Europeu de futebol.

 

No outro comunicado, de muito maior relevância, não vi um único canal em directo a passá-lo. Muito menos vi as pessoas especadas em frente ao PC em expectativa do que iria ser dito.

 

Tratava-se do anúncio da NASA sobre uma nova forma de vida encontrada no planeta terra. Não foi apenas um novo animal descoberto, foi uma NOVA FORMA DE VIDA!

A vida, tal como a conhecemos (ou seja, todos os organismos do Mundo até agora) constroem-se na sua maioria com 6 átomos diferentes: carbono, oxigénio, azoto, hidrogénio, enxofre e fósforo.

 

Esta nova bactéria, a GFAJ-1, em vez de fósforo utiliza arsério!

 

Sim! Arsénio! Um elemento que é tóxico para a maior parte dos organismos. Aliás, elas preferem muito mais "comer" arsério e construir-se com ele do que com fósforo.

 

 

"O que é que isto contribui para o Mundo?" Perguntam muitos.

 

A verdade é que esta descoberta abala por completo tudo o que conhecemos acerca a Vida. Este pequenito organismo é a prova que a vida não tem de se basear no que nós conhecemos. Aliás, é a prova que poderemos estar à procura de vida nos outros planetas de uma maneira completamente errada! Poderão existir organismos com uma base química completamente diferente da base química da vida na Terra.

 

É caso para dizer:

 

 

Muito obrigado Felisa

 

 

P.S. - Para os meus amigos cientistas e engenheiros: aqui está o artigo

publicado por 7partidas às 21:26

pesquisar

 

Dezembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
16
18
20
21
23
24
26
28
29
31

arquivos

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D