Ideias boas

para usar todos os dias

Domingo, 20 de Março de 2011

Lápis-azul

 

 

 

No tempo do Estado novo viviam-se tempos de falta de liberdade. Não se podia falar mal do governo, das instituições, não se podiam provocar os valores morais instituídos pelo governo.

 

 

As peças, as notícias, as músicas passavam pelas mãos da censura para que o que chegasse aos olhos da população em geral fosse um país mais forte e mais perfeito que nunca.

 

 

 

Aqui e ali, os produtores de media viam os seus textos cortados, visados com uma distinta cor azul. Lápis azul passou a ser sinónimo de repressão de censura.

 

 

 

 

 

 

O que muitos poucos sabem é que o famoso "lápis-azul" era produzida por uma empresa portuguesa (como tudo quanto era utilizado pelo Estado na altura) e que ainda hoje se fazem! Pela Viarco.

 

 

 

Numa das pontas a famigerada côr azul, na outra a vermelha (que dizem que os censores não utilizavam por fazer lembrar o comunismo). Quem quiser comprar pelo valor histórico, ou até pela excelente qualidade do objecto pode fazê-lo na loja online da marca. ( www.viarco.pt )

 

Já que estamos a falar da Viarco, reparem também em dois produtos deles muito originais. O que vem reafirmar o valor desta marca em termos de inovação.

 

 

Aguarela de grafite: que permite pintar com técnicas de aguarela, mas utilizar a textura e potencialidades da grafite e um sistema de identificação de côr através de simbolos impressos no lápis, para que (por exemplo) crianças que não saibam ler e sejam autistas, possam pintar sem se sentirem constrangidas.

 

publicado por 7partidas às 00:40

pesquisar

 

Março 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
24
25
26
27
28
29
30

arquivos

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D